quarta-feira, 11 de março de 2015

Introdução as tríades e as tétrades

Introdução


Neste tópico começaremos a trabalhar com acordes, o vocabulário básico da harmonia tonal. Nós não nos preocuparemos, neste estágio, em como os acordes são usados composicionalmente ou mesmo quais os tipos de acordes que ocorrem nos  modos maior e menor. Primeiro deve-se aprender como descrever os tipos mais comuns de acordes e como reconhecê-los em vários contextos.

Tríade


A harmonia tonal faz uso de acordes construídos  em terças sobrepostas. A sonoridade básica deste tipo de acorde é a tríade, um acorde de três notas que consiste num intervalo de quinta dividido em duas terças sobrepostas. Existem quatro formas possíveis de combinar terças maiores e menores para produzir uma tríade.


Os nomes e abreviações para estes quatro tipos de tríades são dadas no exemplo abaixo:

Experimente tocar estas tríades a partir do C3

Toque as tríades e compare a sonoridade delas. Você poderá adivinhar ao ouvi-las que, na música tonal, tríades maiores e menores são encontradas frequentemente, e que a tríade aumentada menos frequentemente.. Existem também nomes (em adição aos nomes das notas) para cada membro da tríade. Veja o exemplo abaixo:



Tétrades


Se extendermos uma tríade adicionando outra terça acima da quinta, o resultado é um acorde de quatro notas. Pelo fato de que o intervalo entre esta nota adicionada e a tônica formam algum tipo de sétima (maior, menor, ou diminuta), acordes deste tipo também são chamados de acordes com sétima ou tétrades.

O fato de podermos usar mais do que um tipo de sétima para cada tríade nos revela que existem mais tipos de tétrade do que de tríade.. Contudo, a harmonia tonal geralmente só utiliza cinco tipos de tétrades. No exemplo abaixo, você encontrará o nome mais comumente usado para cada acorde e o símbolo usado como abreviação. Certifique-se de tocar os acordes do exemplo abaixo para se familiarizar com cada um desses acordes.



Pratique os acordes acima. Tente formá-los em outras tonalidades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário